Essas sao pinturas roubadas de Museus.
Roubadas de todos nos.
Roubadas de todos nos.
Ola pessoal.
Li um interessante artigo na revista Isto E, sobre a grande quantidade de obras de arte que foram furtadas ao longo dos tempos e sendo assim,tambem nos tirou o direito de admira-las.Creio que seja um crime de LESA HUMANIDADE,pois atinge a todos que gostam de frequentar museus para apreciar as obras dos Grandes Mestres,ou simplesmente ve-las em folhetos.O jornalista Nathaniel Herzberg lancou na Franca um interessante livro intitulado "Le Musee Invisible" (O Museu Invisivel),em que discorre sobre os roubos que envolveram pinturas,esculturas e outros artefatos artisticos,e que nunca mais foram recuperados.O livro brinca com nossa imaginacao,claro, como se houvesse de verdade esse museu,ao qual nao temos acesso.O mais lesivo roubo de todos foi o incrivel assalto ao Museu Gardner, de Boston (USA),que ocorreu ha vinte anos.Nessa ocasiao foram levadas pinturas holandesas, num total de treze telas,avaliadas em US$ 300 milhoes,dentre elas a unica marinha de Rembrandt, intitulada "Tempestade sobre o Mar da Galileia",uma grande perda por ser a unica do genero que o Grande Mestre pintou.
Abaixo,
a rara obra de Rembrandt.
Eu creio que existam algumas pessoas que se tornam obsessivas em obter so para si, e apenas para o deleite dos seus olhos,obras rarissimas,mas que jamais poderao expor em suas casas por motivos obvios,e que devem possuir um tipo de cofre-forte,grande o suficiente para acomodar as obras surrupiadas.Imagino uma pessoa com um serio desvio de conduta,sentada numa cadeira ostentosa admirando sozinha o fruto do seu crime.So esperamos que antes de morrer indique onde estao essas obras.
Mais obras roubadas e desaparecidas:
"Mulher e Cavalheiro de Preto"
De:Rembrandt.Levada tambem
do Museu de Boston.
Acima: A Danca - De Picasso.
Levado do Museu Chacara do Ceu,no Rio de Janeiro.
"Retrato de Mulher"
Artista:Gustav Klimt.
O ladrao usou linha e anzol para "pescar" o quadro em Piacenza,na Italia.
Esse quadro nunca mais foi visto.
"Mona Lisa"
A mais famosa pintura de todos os tempos,a "Mona Lisa",tambem chegou a ser roubada
do Museu do Louvre,em Paris, em 22 de agosto de 1911,mas para felicidade geral de
toda a Humanidade, foi recuperada pouco mais de dois anos apos o roubo.
No livro do jornalista Nathaniel Herzberg, figuram "apenas" 120 obras desaparecidas que fariam uma exposicao de qualquer Museu do Mundo brilhar.Mas creio ser impossivel saber a quantidade certa de artes roubadas.Sao varias centenas de quadros,e outras obras de arte, que talvez nunca tenhamos a oportunidade de admirar.
Vai valer a pena esperar o lancamento desse livro no Brasil,e tomara que seja em breve.
Abaixo, o livro e seu autor.
Nathaniel Herzberg.
Grande beijo e otima semana para todos.
Oi Zê...imagino q o comércio ilegal de obras de arte movimente milhões no mundo todo...sabe, não entendo como os ladrões conseguem burlar a segurança de muses tão famosos...
ResponderExcluirP.S - os traços de Klimt são apaixonantes né???
Zenaide adorei seu post. Menina as obras sacras também são muito violentadas. Roubos e agressões, falta de cuidado. Além dos roubos, locais de guarda sem acondicionamento viável acabam com as obras e destroem todas as possibilidades da futura geração conhecê-las. No final do ano passado todo o acervo do artista plástico Helio Oiticica foi perdido num incêndio. Precisamos cuidar melhor das nossas artes. Bjs
ResponderExcluirOla Zenaide obrigada pela visita, estou um pouco parada com as postagens, tenho tanto pra fazer neste verão.
ResponderExcluirBeijo
Oi, Zenaide, gostei o post. Trabalho num Centro Cultural onde tem muitas obras de arte e acho um absurdo esses roubos. Mas tem gente de toda espécie, infelizmente. Adoro os seus comentarios no meu blog. Beijos.
ResponderExcluirOlá Zenaide, gostei muito do seu blog. Sou uma apaixonada pela arte e achei seu post muito interessante. Beijos!
ResponderExcluirOi, Zenaide, boa noite!
ResponderExcluirConcordo, é um prazer mórbido, egoísmo extremo.
Rs, valeu pela solidariedade em relação ao friozão daqui, sou muito friorenta, sinto falta do calor, do céu azul com ar quentinho, ah, o verão...
Mas o inverno é charmoso, tem suas belezas.
Beijoquinhas,
Oi Ze
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo apoio amiga.As palavras das amigas deixadas no meu blog, me incentivam, demais! Adoro qdo vc aparece.
Desculpe-me pela ausencia
Bjs e boa semana!
Oi Zenaide!
ResponderExcluirQue susto que tomei quando vi a Monalisa no post, só depois de ler o post inteiro, entendi o contexto.
A humanidade nutre determinados prazeres, que são difícies de entender, nê? Gostei muito do post.
Não sei por que não recebo as atualizações do seu blog, no link que coloquei lá no meu. A que aparece sempre é a da sua viagem para Bangkok.
Ah! tem sorteio no meu bloguito. Passa lá, tá?
Beijocas
Olá minha amiga, tudo em paz nessa terra?
ResponderExcluirMenina, esse seu post merece aplausos...O Museu Invisível...que curioso título...a humanidade tem dessas coisas, doido pra tudo...até pra querer uma obra de arte pra se admirar sozinho, no escuro do seu poder, pra satisfazer seu ego, enquanto o resto dos pobres mortais são privados desse conhecimento...parece coisa do Nazismo...curuz!
Abraço minha flor,
Fique bem no fim de semana!
Oi Zenaide! vc recebeu o meu email? te enviei no mesmo dia que vc me enviou aquele sobre o layout, aguardo contato, bjs e abraço!
ResponderExcluirZenaide vim matar saudades!
ResponderExcluirÉ lamentável saber que existem essas coisas.
Cada obra espetacular, hein!
Visual novo por aqui... gostei de ver!
Xeros
Olá Zenaide .... o seu blog ficou show, e o meu também rsssss, somos clientes do mestre Fabiano e esse menino é demais ... vim te conhecer e adorei, acho que vou passar muitas horas por aqui, adoro artes e tudo que é bonito.
ResponderExcluirAparece para conhecer o meu mundinho abóbora e aproveite para participar do meu sorteio de aniversário.
Beijokas
meumundocordeabobora.blogspot.com