BULLYING - ALERTA: para pais,responsaveis e educadores.

Eu li no G1 Noticias que o Estado de Santa Catarina iniciou uma campanha para freiar esse agressivo comportamento em seus estabelecimentos educacionais.A campanha se chama:"Bullying,isso nao e brincadeira".
Essa campanha deveria ser adotada em todo Territorio Nacional atraves das Secretarias de Educacao de cada Estado.E importante que pais e educadores em geral,percebam quem sao os agredidos e os agressores para que se realize um trabalho psicologico adequado.Comportamentos desse tipo evidenciam desajustes de quem agride sem ser provocado,agindo assim tao somente porque o alvo da agressao,seja ela fisica ou emocional,tem algo diferente do comum: um comportamento mais reservado,mais inteligente,mais calado e assim por diante.Isso sempre houve nas escolas,nao e um fato novo,mas de um tempo para ca mostrou estar mais perigoso e muitas das ameacas se tornaram concretas,chegando as vias de fato.Temos visto varios jovens, e ate criancas em idade tenra,serem alvos de atentados contra a sua integridade fisica.Quanto aos atos contra seu estado emocional ou psicologico,tambem tem se mostrado danosos,prejudicando o rendimento escolar e muitas vezes fazendo com que o aluno desista de frequentar a escola.E uma tortura insidiosa e malefica,que pode deixar sequelas nas vitimas indefesas.
Me interessei pela materia do G1Noticias porque minha neta,a Leticia, foi obrigada a mudar de escola com apenas algumas semanas de aula.Minha filha e meu genro esperaram por quase tres meses uma vaga numa otima escola modelo Municipal de Sao Paulo,por causa do elevado nivel de ensino.Mas nao foi possivel manter a Leticia nessa escola.Depois de tanta espera por uma vaga eles lamentaram o ocorrido.O ataque partiu de uma menina que a agredia e telefonava fazendo ameacas absurdas e pesadas demais para que uma crianca de 12 anos pudesse suportar.Logo a pequena meliante conseguiu a adesao de mais alguns alunos para perturbar a Leticia,que nao teve outra opcao senao contar aos pais e avos o que vinha sofrendo.
Quando estivemos ha pouco no Brasil,conversamos com os pais e a propria Leticia, e a solucao foi tira-la dessa escola antes que algo de mais grave acontecesse.
Fiquei com o coracao doendo pela nossa pequena,pois e duro ver uma atitude dessas atingir uma menina meiga e doce,que nao gosta de briga,e estudiosa e adora fazer amizades.
Atribuimos esse descalabro a inveja e maldade de tal menina.
Leticia estudava antes na escola do bairro onde mora,onde tem muitos amigos e amigas.No seu aniversario em dezembro,toda a turma da antiga escola compareceu,e foi uma linda festa,com a garotada se divertindo a valer.
Passar por esse pesadelo na nova escola foi um choque terrivel para ela,mas que felizmente chegou ao fim.
Resumo da opera: Leticia esta numa nova escola e vai muito bem,obrigada.Gracas a Deus e a pronta intervencao dos seus pais,o pesadelo acabou,e o que aconteceu antes foi fruto da mente de uma jovenzinha muito desajustada.
A reportagem termina dizendo que para o agressor pode parecer uma brincadeira,mas para a vitima e algo torturante.
Fica aqui esse importante alerta,para quem tem filhos ou parentes frequentando estabelecimentos escolares.
Vamos combater essa feia atitude.

Grande abraco e bom final de semana.


16 comentários:

  1. Ola Zenaide, muito obrigada por ter pensado em mim, não mereço tanta consideração.
    Assim que eu tiver o meu grupinho de l5 preferidas , vou mandar o selinho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Realmente, quando essas provocações começam, tendem a ir longe,a criança agredida acaba não aguentando tanta pressão não só do agressor em si, mas dos que vão atrás do barulho também, é algo infernal para a vítima, sem contar que pode contabilizar prejuízos emocionais para a vida adulta também, o negócio é cortar o mal pela raiz e fazer o que sua filha fez, pois na maioria dos casos, os pequenos agressores já apresentam problemas comportamentais que vem de casa!!!!
    Graças a Deus, o fato com sua neta não tomou maiores proporções e está tudo bem com ela!!!!
    Beijos e um ótimo domingo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É inaceitável que uma coisa monstruosa como essa aconteça. Vi a reportagem também e fiquei abismada, sorte a de vocês que sua neta pediu ajuda ao seus, muitas vezes a criança sofre calada e isso acaba traumatizando e atrapalhando seu desempenho, isso quando não acaba muito mal.
    Ainda bem que vocês resolveram logo.
    Sua neta é linda!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Tb vi essa reportagem, acho um absurdo coisas desse tipo acontecer.
    Se eu tivesse um filho nessa situação processava a escola e os pais da garota.
    É inadimissível os pais não saberem que tipo de filho tem em casa.
    Se fosse a minha filha com um comportamento desses, ela teria um merecido castigo, além de acompanhamento psicológico, e umas boas palmadas tb, o que seria bem merecido.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei sua visita, gostei muito de seu blog também e o estou seguindo. Aparecerei mais vezes.
    Saudações do primaveril

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a visita e as palavras gentis, sempre que desejar apareça, não cozinho sempre, como diz no blog, só de vez em quando ou qdo ela pede.
    Abs e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre fiquei de olho nessas situações quando meus filhos eram menores...pois o ambiente escolar nada mais é do que o espelho do ambiente que as crianças tem em casa...e a coisa ta cada dia mais complicada, os pais não estão dando conta dos próprios filhos, e a coisa só tende a piorar...
    Que bom que a Letícia conseguiu superar todo esse problema e que agora esta feliz na nova escola, crianças são surpreendentes, e podia ser sempre no bom sentido...

    ResponderExcluir
  8. Zenaide, graças a Deus e a atitude dos pais, que Letícia chegou ao fim de um pesadelo.
    Há jovens que chegam ao suicídio por não suportarem a pressão.
    As escolas devem e precisam ficar atentas, pois esse combate é coletivo.

    Falo muito sobre Bullying no meu blog, veja lá.

    Olha só, estou querendo fazer uma única postagem coletiva falando do Bullying e gostaria de saber se você topa divulgar em outros blogs?
    Poderíamos marcar um dia e daí, divulgar até esse dia chegar.

    Xerossss

    ResponderExcluir
  9. Zenaide, bom ter sua visita sempre.
    bem, essa materia tb vi,um absurdo coisas deste tipo, tem que se falar sempre sobre o assunto mesmo, só assim vão dar atenção justa ao assunto, parabéns pela iniciativa.
    Tô feliz que gosta de minhas criaçoes, obrigada.
    menina, vc mora na India? que legal, deve ser um lugar muito fascinante, xero pra vc querida, ha, como foi de viagem? espero que tudo bem, até

    ResponderExcluir
  10. Oi Zeeeeeeee!

    Estava morrendo de saudades de vc!

    Olha, penso em escrever sobre esse assunto faz algum tempo, até comentei com a Ana do blog Misturação.

    Sofri muito bulliyng na infância e adolescência. Era uma perseguição atroz e cruel, não me deixavam em paz de jeito nenhum. Só me davam folga na epoca das provas, pois eu passava cola para eles me darem férias de uma semana.

    vivi o inferno na terra e isso me persegue até hoje. Qdo cruzo alguns desses infames que tanto me maltraram (a cidade não é grande e tenho um comércio, acabamos nos cruzando vez ou outra), sinto até calafrios...

    Dia desses veio uma das que me perseguia ao nosso mercado e ficou de papo com a minha mãe e até me mandou lembranças (depois minha mãe me contou). Tive nojo, vontade de vomitar, passei a tarde toda com dor de cabeça...

    São traumas que nos perseguem por toda vida. Meus pais não tinham informações na época, o tempo era outro, isso não era tratado com a seriedade de hoje.

    Temos de proteger essas crianças e deixar claro que isso é intolerável.

    Sempre escrevo demais né?...rs

    Beijoooooo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Zenaide!

    Lamento pelo que houve com a Leticia, graças a Deus a família agiu rapidamente.

    Já passei por esse tipo de problema com meus dois filhos e tb agi na hora, não é brincadeira.

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  12. Oi, Zenaide, boa tarde!

    Amiga, criança dodói de qq coisa me remexe demais, a gente tem que abraçar de alguma maneira, um pouquinho de dindim, um encaminhamento a alguém que possa abrir portas, orações a Deus e tb o apoio e o carinho tão importantes na hora da doença.
    Vc viu, o plano de saúde tb recusou a internação por causa de carência, um absurdo!
    Como diz o padre Zezinho, oração de mãe é poderosa, vamos então pedir pelo risonho e valente Theo, fazendo coro com a mamãe Aline, né?
    Beijocas pra ti,

    ResponderExcluir
  13. Querida Zenaide,
    Passei só pra deixar um beijo e desejar uma ótima quarta!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá obrigada pela visitinha e pelo seu apoio! Bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi Zeee!

    Atendi ao seu pedido e já postei sobre Bullying em meu blog.

    Eu já havia falado com a Ana Karla a respeito!

    Vá ler e veja se ficou legal tá?

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  16. Zenaide
    estava esperando a Silvana do Interior Adentro, voltar para fazermos uma blogagem coletiva sobre o Bullying e conto com você para divulgarmos.
    Estou postando agora a chamada lá no blog para o dia 26 de Maio.
    Xeros!

    ResponderExcluir

Comentarios que sao um Luxo. Que bom ter voce aqui.